O advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe mudanças em todos os ambientes que envolvem a anuência dos dados pessoais em plataformas digitais .O marketing digital é uma das áreas que mais está se adaptando a adequação da nova lei , grandes empresas já possuem equipes preparadas para lidar com a maneira correta do consentimento do usuário em uma elaboração de Landing pages, formulários na internet, publicidade baseada em cookies ou relacionamentos construídos por meio das mídias sociais . A falta de cuidado dos dados pessoais e sensíveis utilizados por empresas em busca de influência no meio digital ,trouxe um preocupação no tratamento dos dados dos usuários, contribuindo para a elaboração das bases legais da LGPD , sendo essas bases as principais formas pelas quais as empresas de marketing digital precisam tomar cuidado para obter dados para segmentar suas campanhas no ambiente digital .
A lei de proteção de dados que entrou em vigor em 2018 revela uma nova definição de “consentimento”. A LGPD exige um consentimento mais objetivo e explícito antes que qualquer dado do consumidor seja coletado, o que implica em um maior cuidado das empresas em de coletar e-mails de clientes, CPF ,endereço residencial e assinaturas . A LGPD trouxe em suas prerrogativas que as empresas que praticam o marketing digital precisam ter clareza sobre os motivos da coleta e enfatizar quais serão as informações coletadas sobre determinado cliente.
O marketing digital vem se adequando nessas regulamentações das bases legais , a entrada da LGPD significa um maior cuidado nas publicidades em todas as plataformas digitais, onde é necessário o usuário consentir em cookies, a coleta ou não dos seus dados em buscas de produtos . Sendo assim, um foco dessa Lei, é trazer diretrizes para acesso à informação e tratamento de dados pessoais ou qualquer informação que identifique determinado indivíduo.
Portanto, com a elaboração da lei, os titulares dos dados poderão aceitar ou não o uso desse recurso durante sua navegação, lembrando que, como qualquer outro setor, o marketing digital enfrentará alguns desafios e dificuldades de adequação à nova legislação, sendo necessário entender que os titulares dos dados têm amplos direitos sobre eles para que seus dados sejam corrigidos ou excluídos mediante solicitação a empresa com base nas definições da nova lei.
Texto escrito por Gabriel Henrique.