O marketing digital e a adequação LGPD

O  advento  da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe mudanças  em todos os ambientes que envolvem a anuência dos dados pessoais em plataformas digitais .O marketing digital é uma das áreas que mais está se adaptando a adequação da nova lei , grandes empresas já possuem equipes preparadas para lidar com a  maneira correta do consentimento do usuário em uma elaboração de  Landing pages, formulários na internet, publicidade baseada em cookies ou  relacionamentos construídos por meio das mídias sociais . A falta de cuidado dos dados pessoais e sensíveis utilizados por empresas em busca de influência no meio digital ,trouxe um preocupação no tratamento dos dados dos usuários,  contribuindo para a elaboração das  bases  legais da LGPD , sendo essas bases as principais formas pelas quais as empresas de marketing digital precisam tomar cuidado para  obter dados para segmentar suas campanhas no ambiente digital .

A lei de proteção de dados  que entrou em vigor em 2018 revela uma nova definição de “consentimento”. A LGPD exige um consentimento mais objetivo e explícito antes que qualquer dado do consumidor seja coletado, o que implica em um maior cuidado das empresas em de coletar e-mails de clientes, CPF  ,endereço residencial e assinaturas . A LGPD trouxe em suas prerrogativas que as empresas que praticam o marketing digital precisam ter clareza sobre os motivos da coleta e enfatizar quais serão as  informações coletadas sobre determinado cliente.

O  marketing digital vem se adequando nessas regulamentações das bases legais , a entrada da LGPD significa um maior cuidado nas publicidades em todas as plataformas digitais,  onde é necessário o usuário consentir  em cookies, a coleta ou não dos seus dados em buscas de produtos . Sendo assim, um  foco dessa Lei, é trazer diretrizes para acesso à informação e tratamento de dados pessoais ou qualquer informação que identifique determinado indivíduo. 

Portanto, com a elaboração  da lei, os titulares dos dados poderão aceitar ou não o uso desse recurso durante sua navegação, lembrando que, como qualquer outro setor, o marketing digital enfrentará alguns desafios e dificuldades de adequação à nova legislação, sendo  necessário entender que os titulares dos dados têm amplos direitos sobre eles para que seus dados sejam corrigidos ou excluídos mediante solicitação a empresa com base nas definições da nova lei.

Texto escrito por Gabriel Henrique.